sábado, 27 de agosto de 2011

Tudo começa com um olhar!


Li em algum lugar que os seres humanos se atraem pelo cheiro; achei isso meio animalesco, mas pensando bem não encontrei outra justificativa para explicar o fato pelo qual se atrai por algumas pessoas e por outras não.

Na minha cabeça, aprofundei a justificativa considerando a nossa composição hormonal, afinal esse cheiro tem que vir de algum lugar e, se for da loja, o interesse pode ter data marcada para acabar. Enfim, assim como um perfume, a composição hormonal de cada um pode ser mais agradável para uns que para outros. Dessa forma, entendo melhor a famosa química nos relacionamentos.

O primeiro sinal de uma “química” compatível é notado por meio do olhar. Duas pessoas se olham, se interessam – ou seja – é sinal de que há alguma química, atração. Disso para a paixão é um pulo. Se o olhar vier acompanhado de um sorriso, a paixão é quase certa. Se o toque da pele causar bem-estar é garantida.

Na eminência do encontro, quando há paixão, o corpo estremece, o coração quase sai pela boca, as pernas quase perdem o equilíbrio e é impossível conter o sorriso. Se cada um pudesse olhar para o próprio rosto quando se está apaixonado veria um ar de alegria e ansiedade eu diria.

A paixão, pra mim, é isso! É físico, é a vontade de estar junto, agarrar, beijar, abraçar. E com o tempo ela leva ao amor, que é um sentimento mais calmo, mais seguro, tão intenso como, embora não pareça.

Amar significa querer proteger, querer estar junto, dar o melhor de si. Significa, algumas vezes, deixar de lado suas prioridades para priorizar a necessidade do outro. Amar significa estar junto, simplesmente, e nisso ser feliz.

Amar é um sentimento que surge, sem ser forçado. Quando se ama, se quer cuidar, se interessa pelos gostos do ser amado, faz questão de realizar todos os desejos possíveis dessa pessoa. Quem ama ouve, aconselha, é presente. Quem ama briga pela causa, mas sabe pontuar quando o outro está errado, com respeito, carinho e sabedoria. Quem ama, luta junto, não esquece e não deixa para trás. Quem ama passar a viver em sintonia com o ser amado, conhece as dores e as alegrias apenas de olhar ou pelo tom da voz. O verdadeiro amor tudo sofre, tudo suporta, tudo espera para proporcionar a felicidade e nisso encontrar a felicidade própria.

“Quem ama realmente consegue constituir um nós, ou seja, une sem anular seu próprio eu”, do livro Renovando Atitudes.

Amar é incluir o outro na sua vida e se incluir na dele, sem ultrapassar limites, respeitando a privacidade de cada um.

Entretanto, os dois – a paixão e o amor - podem andar juntos. Um não anula o outro. O fogo da paixão deve existir entre duas pessoas que se amam. Isso leva a mudar a rotina, fazer uma surpresa, de vez em quando, um jantar especial, por exemplo.

Como diz Mário Quintana, “amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado”.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito lindo e muito real querida...
apenas uma dica, que gostaria que pensasse...vc já parou para pensar que as pessoas que convivem com vc podem ser a pessoa que vc procura?
você está com seu coração aberto para receber um novo amor?

reflita sobre isso, e que outras pessoas possam ter a oportunidade de poder te fazer feliz como vc merece de verdade...

boa noite e bons pensamentos...

bjão
Paulinho Caldas