segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A paz que mora nos corações humanos

“Pois quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios de palavras enganosas. Afaste-se do mal e faça o bem; busque e siga a paz. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos a sua oração, mas a face do Senhor está contra os que praticam o mal” - I Pedro, 3. 10-12

É curiosa a expectativa do ser-humano em relação à paz. Para muitas pessoas, a paz é o vazio, a solidão; aquele momento em que nenhuma alma no mundo pode retirar aquele sossego momentâneo que pode ser diferente para cada pessoa.

Alguns acreditam que paz é conquistada quando o marido sai para jogar bola; quando a esposa vai ao cabeleireiro; quando os filhos vão para a escola; quando a sogra anuncia que no domingo não vai almoçar na casa da nora ou do genro; quando o irmão ou irmã vai passar a noite na casa do amigo e o quarto, ao menos por uma noite, terá um único dono. Isso não é paz!

Para outros, é aquele momento em que se pára para escutar uma música preferida, se descansa observando o mar ou se interte olhando as luzes da cidade à noite. Tudo isso são instantes de tranquilidade!

Paz mesmo nós conquistamos no interior de cada um de nós. Nós temos que ter paz para ignorar uma provocação à briga; para tentar dar a volta por cima em uma situação de desespero; para entender o próximo; ignorar as manias do marido ou da esposa quando tudo que você queria era espaço para desempenhar suas tarefas sem ter que mandá-lo (a) passear; relevar as atitudes que o irmão toma sem nos consultar, ele não vai mudar mesmo, por que perder sua paz por isso?; ter paz para aceitar as provocações da sogra em qualquer situação sem revidá-las, com a certeza que um dia sua amabilidade irá tocá-la.

Portanto, conquistar a paz não é virar as costas para essas situações ou “pagá-las com a mesma moeda”, mas afastar-nos (no sentido de bloquear-nos) desse mal, fazer o bem e encontrar a paz dentro do nossos corações e segui-lá, mantendo-a junto de nós sempre. O resultado conferiremos nas nossas vidas. Disse Paulo, em II Coríntios 13.11: “Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês”.

Nenhum comentário: