quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sim, ainda creio Nele!

“E aí? Você ainda acredita que Deus exista?”, perguntou um conhecido meu outro dia, sabendo da minha crença e os contratempos da minha vida. Fico me perguntando, às vezes, como alguém tem coragem de me perguntar isso? Ou, pior, como alguém pode ter essa dúvida? Mas é justificável, diante do sofrimento do mundo, que as pessoas se questionem sobre isso. Difícil é explicar que isso não tem nada a ver com Deus, que ele não é cúmplice da barbárie humana, que cada um é livre para fazer o que quer e dentro dessa liberdade nasce o sofrimento!

Sem pestanejar disse que sim! Claro, Deus existe! Confio Nele! E não que Ele me dará uma vida plena, feliz, sem lágrimas, livre de tristezas e amarguras; mas que acima de tudo me fortalece para superar esses momentos difíceis.

Difícil entender? Ok! Vou tentar me expressar melhor.

Sim Deus é um mistério, ao mesmo tempo em que não! Basta trazer para a nossa realidade a existência Dele. Deus está na conversa com um amigo que me consola em um momento de tristeza, naquele que chora com a minha dor e seca as minhas lágrimas, num abraço reconfortante, na força que uma mulher encontra para continuar a vida quando perde um filho, em um sorriso quando tudo o que você quer é fugir para um lugar bem distante onde ninguém possa te achar ... um deserto!

Mais concretamente?

Deus está naquele que alimenta a quem tem fome, que cuida do doente sem querer nada em troca, que se propõe a estar presente entre os “fracos” e a ajudá-los em uma caminhada; naquele que olha o outro com igualdade, porque somos frutos da mesma origem, e busca aprender algo.

Deus está no mistério da vida, no sol que brilha a cada dia, na flor que desabrocha, nos pássaros que voam, no vento que sopra ... e também na tempestade que chama à reflexão. Deus existe porque a vida é linda e a única explicação para a existência do mundo é Ele.

É como se fosse uma força maior dizendo no meu interior: “você é tão importante e pode fazer tanto por mim!” Eu? Fazer tanto por Deus? Sim, quando faço ao meu próximo, faço a Ele diretamente.

Sim! Creio que Deus exista e a única razão para acreditar nisso é a certeza da existência de um amor, um amor tão grande .... que se revela em perdas – como a de Jesus na Cruz. E como posso crer nisso? Porque quando Ele poderia se isentar, preferiu estar entre nós, ensinar, conversar, acolher, curar ... enfim, escolheu viver a nossa vida.

Nenhum comentário: