domingo, 22 de maio de 2011

Mais uma de mim

Alimento a esperança de que me conhecendo melhor posso ser alguém melhor para mim mesma e
para os outros

 Incumbida de escrever um texto publicitário na última semana, pensei e cheguei à conclusão de que deveria começá-lo com a seguinte frase “conhecimento é essencial para quem quer crescer!”, que, inclusive, tem me feito refletir muito ultimamente.

Sou parte de um todo desconexo em mim, e a maioria dos seres humanos é assim. Não nos conhecemos e queremos ser mestres em coisas que para a nossa experiência conosco mesmos são completamente obscuras. Mas chega um tempo em que temos que lidar com essas coisas, são dores, feridas, mágoas, repressões próprias, medos e até alegrias com as quais não sabemos viver.

Viver! É algo tão simples, mas ao mesmo tempo tão complicado. Mas uma coisa é fato, o modo de vida é intrínseco a cada um, alguma coisa muda quando uma pessoa se une a outra ou quando essas duas já não são mais apenas duas, são três, quatro, cinco ... Entretanto, mesmo assim, ainda temos um jeito único de viver! E, conhecemos esse jeito?

Eu não conhecia até há pouco tempo; e digo que ainda não conheço totalmente. Apenas sei que mudei. Presa na correria do dia a dia, quase nem percebo a mudança; no entanto, se olho para os 30 anos como um todo, ahhh... muita coisa mudou. Mudou no meu jeito de ser, de lidar com as pessoas, de esperar algo dos outros, mudou no meu jeito de querer, de conviver, de colaborar. Mudou, talvez, no meu jeito de amar.

Não brigo mais por coisas que são impossíveis, é inútil. Não olho para as pessoas como se elas fossem as minhas salvadoras, elas não são. Nem como se elas fossem as mesmas todos os dias, assim como eu mudo, elas também mudam.

Não espero mais um bom dia acompanhado de um sorriso, porque muitas vezes eu também não quero dá-los. Não espero mais um mundo sem violência, prefiro tomar precauções para fugir dela, mas sei que pode ser que um dia ela me encontre. Não procuro mais ser feliz entre as pessoas, porque sei que a felicidade está dentro de mim e apenas preciso aprender a vivê-la sem a ajuda de ninguém.

Não espero mais apenas sorrir de alegria, porque sei que se ela for plena de fato, vou derramar lágrimas de emoção. Não espero mais que alguém retribua o meu amor, apenas quero a oportunidade de amar, do meu jeito, porque também estou disposta a dar essa “permissão”.

Não acredito mais em perfeição em nenhum tipo de relacionamento – familiar, amoroso, de amizade, no trabalho – porque sei que nos relacionamentos mais sinceros, amorosos e consistentes existem turbulências.

Não espero mais um futuro promissor, porque não há garantias de que ele exista, trabalho hoje com compromisso para que me sinta satisfeita em ter cumprido o meu dever. Não espero mais a perfeição física, porque mesmo que me “mate” de malhar não quero me engajar em uma luta contra cada ruga que aparecer no meu corpo com o passar dos dias.

Todas essas convicções encontrei quando passei a olhar mais para mim. Quando busquei me conhecer. Sei que neste último ano iniciei uma caminha, da qual apenas dei os primeiros passos, mas com a certeza de que não tenho pressa, por isso, desta vez optei por não correr.

Conhecer é essencial para crescer; não tenho mais dúvidas. Muitos porquês sobre mim mesma ainda surgem todos os dias na minha cabeça, porém, tenho paciência comigo mesma e, assim, aprendi a tê-la com os outros também.

Dessa forma, é possível ressignificar melhor a vida. Buscar outro sentido. Um dia um amigo me disse isso, e eu achando que tinha entendido tudo não fazia a mínima idéia do que ele tinha dito, hoje eu sei.

Ressignificar é ter um outro olhar para determinada situação; é buscar e encontrar forças para vencer a luta, a dor, para secar a lágrima. É ver Graça em um dia de sol, mas também reconhecê-la em dias de chuva. É saber que se você não foi entendido em uma longa conversa, não adianta explicar, é melhor dar tempo ao tempo. Ressignificar é perdoar a si mesma, e reconhecer que errar é humano, tudo bem! Se houver envolvidos no erro e for melhor para todos, se redima, com sinceridade. Ressignificar é se abrir novamente para amar, mesmo sendo difícil e cheio de medos.

Ressignificar é buscar sempre, todos os dias, ser alguém melhor, com brio; sabe aquele que reconforta o coração? pois é, este! Ressignificar é, de fato, compreender que não somos menores, nem maiores, somos diferentes e estamos equiparados diante da criação.

Ressignificar é saber escolher, o que é bom ou ruim para si próprio. É valorizar-se, amar-se. Envolver-se com a vida, sentir prazer com o que se gosta e aproveitar cada minuto precioso que temos do nosso dia.

Ressignificar é viver a Vida, que assim como o Amor, é tão subjetiva, tão difícil de explicar, mas ao mesmo tempo tão fabulosa, tão graciosa, tão intensa. Mas algumas dessas coisas apenas conseguimos colocar em prática quando nos conhecemos.

Como uma prova escolar, esse é o segredo do sucesso! Quando dominamos um assunto, somos Mestre em determinada área, detentores do mais aprimorado conhecimento sobre uma prática, não há dúvidas, somos excelentes no que fazemos e requisitados por isso.

Quão será quando fomos “doutores” em nós mesmos e na arte de amar e viver, conheceremos então o tão almejado sucesso esperado por todos nós, e que é impossível descrever ipsis litteris. No meu caso, eu começaria dizendo que esse sucesso chama-se Felicidade.

Nenhum comentário: